Taranto ressalta importância de parafusos novos na reparação das juntas de cabeçote

A reparação completa de um cabeçote não é uma tarefa das mais fáceis. Dentre todos os itens usados, um faz toda a diferença no serviço: os parafusos novos. São eles que irão garantir a união perfeita entre o cabeçote, a junta de cabeçote e o bloco de motor, sem permitir uma perda de torque que causa vazamento pela junta de cabeçote e, obrigar o mecânico a refazer todo o serviço.

A linha de parafusos da Taranto é a mais completa do mercado. Com tecnologia de ponta, eles suportam condições críticas de esforços intermitentes, altas temperaturas e fadiga, o que permite que os itens se mantenham apertados.

Rafael Oliveira, técnico da Taranto, explica os perigos do reuso do item na reparação. Segundo ele, a correta substituição das juntas só é perfeita e segura com parafusos novos. “O aperto dos parafusos, realizado na montagem inicial, é feito acima do limite e isso causa um estiramento. Isso impede a sua reutilização, pois ele já perdeu suas características iniciais. A reutilização trás junto o perigo de rompimento e isso é um problema sério. A reparação bem executada, com vedação de qualidade, precisa de parafusos novos”, ressalta.