Dicas valiosas de atendimento no balcão

A maneira como recebemos os clientes diariamente no balcão pode interferir diretamente na venda e observar o comportamento do vendedor e do comprador faz toda diferença na hora de fechar um bom negócio.

Algumas dicas são importantes para que o atendimento seja um dos fatores decisivos na venda.

O mercado de autopeças, normalmente possui mais homens. Um aperto de mão com um toque no ombro do cliente e o olho no olho gera confiança. Essa é uma técnica muito usada por políticos e que surte efeito positivo e uma relação interpessoal satisfatória.

Outro método é a do superior invisível. Essa é a técnica de criar um “chefe” que não permite os descontos ao cliente que pede. Ele pode ser, por exemplo, o sistema de pedidos, que bloqueia os lançamentos maiores de descontos, algo que está fora do alcance do vendedor. Dessa maneira não se cria inconvenientes e não há impactos relevantes na relação com o comprador.

Se o cliente disser que possui um preço menor, não perca tempo: pergunte em qual loja e peça a cotação impressa para fazer uma negociação ainda melhor e conquistar a venda.

Além disso, o balconista tem que ser pró-ativo. Se o volume de compra do cliente é alto e ele é fiel, às vezes vale à pena negociar em outros estabelecimentos para não perder a venda e garantir um atendimento diferenciado.

Lembre-se: o bom relacionamento se transforma em lealdade. Atender o cliente com primazia rende bom nome no mercado e muitas indicações. O boca a boca, em muitos casos, ainda é a alma do negócio.





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